quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ANALISE DE 2009 PRESEPIO



Mais um ano, o Presepio continua a ditar o espirito de Natal que eu teimo em nao perder, lembro os Natais em que eu e a minha irmã esperavamos pelos meus pais para a consoada, transformando a mesa da consoada num sitio mágico.
Havia amor, respeito e as noites eram menos negras.
A arvore de Natal era verdadeira e todos os anos o seu vaso saia do jardim e ia para a sala, brilhava cheia de luzes
Cheirava a musgo, o presepio nao faltava, mais tarde acompanhou-me no decorrer da vida.

Quando nasceu o Miguel, os seus olhos ficavam surpreendidos pelo presepio que cada ano aumentava de tamanho , fruto da criatividade e amor das mãos que o faziam.

Sempre tentei manter o espirito do Natal, por vezes parecia ser eu a unica que o sentia, mas eu necessitava dele para continuar a reviver a minha infancia.

A pouco e pouco tudo foi mudando, as pessoas partiram e ficaram apenas as recordações e os sonhos.

O presepio da minha infancia ,mudou de mãos espero que tenha sido estimado e nao tenha perdido significado!

Mas em casa continua a existir, no ano passado, a estrela brilhou de forma muito intensa.

Houve sapatinhos, crianças e sonhos , muitos sonhos, mas realmente nao passaram disso.

Continuo a gostar do presepio, a simplicidade daquela familia que contra tudo e todos se manteve ali unida, o carinho e calor dos animais que sempre presentes nao os abandonaram, faz-me pensar que o mundo ainda pode ser assim.

Amor, simplicidade, verdade e afectos serão os tesouros que cada ano peço.

Por vezes eu quero desistir de acreditar, mas se desisto, a vida deixa de ter sentido.

No meu presepio as minhas Princesas tem um lugar especial, faltam outros seres que amo, mas perderam se no caminho , perderam a sua estrela, outros partiram para sempre ...quem sabe se um dia nos encontaremos todos e voltarei ao presepio gigante da minha infancia ,sentindo o cheiro do musgo fresco.

Este ano nao foi dos melhores, dou Graças a Deus pois ainda tenho estrelas que me vão iluminando cada dia, nao me deixando desistir.

A palavra Amizade ainda existe e tem rosto,e sorriso, daqui envio um grande abraço de gratidão e afecto a quem tão generosamente me faz seguir em frente e realizar sonhos, é o meu Sol...

Falta 1 dia para o Ano Novo , de olhos em frente e mãos dadas vou continuar o meu caminho.

Nada me faz modificar a minha forma de ser, continuo a Amar e a estar sempre de braços abertos para o Grande Milagre...

Para as minhas netas, aqui estou o vosso sorriso é o meu oxigenio, a vossa alegria é o que faz eu ser a vossa "Hiper Super avó"

Ate 2010...com os meus 4 patas vamos continuando no meu Caminho.

ETERNITY.30 Dezembro 2009

REFLEXOES III-PATXI



Agora falemos do Patxi, ficou com este nome porque a minha dona adora o Patxi Andion, cantautor catalão, dos seus tempos de jovem.
Mas o nosso Patxi é mesmo um "activista" salta por tudo o que é sitio, roe o carregador do telemovel(com a crise que estamos tem profissão de electricista garantida), mas tambem é o homem aranha, as pobres das cortinas servem de cordas, o Tarzan fica muito atras deste valente Gato, mas á noite quando a tranquilidade chega , é super carinhoso, ele esta com a Solbel comigo e com o Leo.
Somos 3 companheiros, ela realmente tem muita paciencia.
Nao estou a dispersarme nas minha reflexões, estou apenas a contar como se modificou o nosso dia a dia.

Tambem por vezes nos toca ir ate Lisboa, é uma festa as Princesas adoram e tratam-nos com todo o carinho e divertimo-nos muito, nao temos mãos a medir, todos nos querem ao colinho.

Passamos o Natal todos juntos,(sem as Princesas, claro que estavam com os seus Papas) mas sentia- se que a familia não estava completa,os olhos da minha dona falavam em silencio, mas temos que aceitar tudo que se nos propoe a vida , cada um faz as suas escolhas, a decisão não é nossa..cada um está onde se sente bem.

Para o Patxi o presepio e a arvore de Natal foi uma descoberta fenomenal...ate tem bolinhas para brincar....que fixe.

Aqui esta o pedacinho de historia do Patxi neste longo ano de 2009.

REFLEXÕES II -MIKAS E BECAS OUVINDO MARIA BETHANIA




Comecei o ano a ver os olhos da minha dona a sorrir, o seu entorno parecia ter modificado, enfim o sorriso de crianças a fazia acreditar que tinha valido a pena a espera.

Os dias os meses, eram mais leves, havia esperança e alegria, o seu coração estava menos triste, havia compensações , acreditou....

Mas a pouco e pouco a alegria foi se esvaindo, o seu coração estava mais triste, perdeu um amigo.

Em casa apenas a Carolina e Catarina tornavam os dias mais leves.
Ela nao quer acreditar , no esquecimento, na ingratidão no desfazer dos sonhos, como pequenas bolas de sabao que a pouco vao desaparecendo no ar...
Custa-lhe a acreditar que se enganou.....enfim o tempo lhe dará a resposta.

Mas ela nao consegue que todos os dias sejam iguais, de repente as meninas foram surpreendidas com a chegada de dois gatinhos em casa, O Mikas e o Bekas, mais 2 seres que foram libertados de uma vida dificil.

A alegria voltou a casa , eu la recebi os 2 companheiros, que me lambem e abraçam, de brincalhoes que são!!!!

A minha dona diz que o Bekas lhe faz um "peeling" ao nariz diário...ja esta a poupar na esteticista....

Eles andam correndo de Odivelas para a Galiza, o Mikas, sofre um pouco ,mas quando somos amigos, nao os podemos deixar para traz, nao entram e saem da nossa vida conforme dá geito,e la vão com muito carinho e bem cómodos viajar.

Eu apesar de velhote tambem ja me habituei....é fixe,,tem uma varanda como muito Sol e ali estamos os 3 a tomar Sol.
E transformando as derrotas em vitorias lá temos os olhos azuis sorrindo com os pequeninos seres que com afecto ,a seguem pela casa.

FINAL DO ANO 2009-REFLEXÕES I




Por fim chegamos ao fim do ano de 2009 que tantas sonhos nos fez ousar ter.
Seria diferente, ou apenas um ano mais, promessas, projectos esperanças muitas, e hoje que temos?
Na nossa casa , aumentou o numero de habitantes de 4 patas , que pelos vistos são os menos falsos , mais agradecidos, e mais humildes, que os humanos.(alguns, claro)
Eu la consegui sobreviver a uma doença, sempre acompanhado do carinho da minha amiga Solbel, de repente a minha casinha encheu se pequenos gatitos cada um com a sua personalidade, mas tenho que ser sincero , ate são simpaticos.
Ja descrevi alguns, a sua luta pela sobrevivencia, o resultado de uma união de esforços de pessoas realmente generosas,vou falar do nosso Leo que desde o saco de plastico que iria ser o seu final, passando pelas mãos do Valdemar que acreditou nele e o ajudou ate por um acaso ter vindo cá para casa,onde foi tratado com tanto amor e carinho é , que alegria manifesta.Tem gosto pela vida .
Vale a pena lutar , mas nunca nos devemos esquecer da mão que nos afagou.
Que exemplo para os humanos, que passam pela vida , sem olhar para o lado, ingratos e sem afectos.
Esta aqui a minha homenagem ao meu Amigo e Companheiro , continuarei a analisar o ano que se supunha de mudança mas que a unica coisa que eu vejo que manteve fiel foi o abraço amigo que rodeia os meus amigos de 4 patas, e o afecto de pesoas que magoadas pela vida ainda acreditam que a Amizade é um afecto que não querem perder.