quarta-feira, 10 de março de 2010

Homenaje a un amigo que nos dejó




A ti amigo que partiste , y ahora estarás junto a los que amaste un dia en la vida,nos dejaste una tristeza muy grande.

No te conocí pero entravas en mi casa en esta aldea virtual y transformavas el oceano en un pequeño lago.
Quien sabe si no cojerás de la mano de los que aun tienen aqui gente a quien aman y nos vienes a visitar, quien sabe si caminas a mi lado por Lisboa y por tu Galicia.

No entenderé jamas los designios de Dios,pero tu partes y pronto llegará tu niño, que será para toda tu familia ,el animo para seguir adelante .

Te pido amigo que , ahora que estas donde todo se puede, nos ayudes y nos protejas.

Si encuentras a alguien de los que amé, diles que os hecho mucho de menos.

Para ti , te dejo aquele abrazo que quedó por dar, aquellas palabras que quedaron por decir, la pena que tuve de no poder haber te conocido.

Aqui te quedan estos amigos , que de manos unidas como un nudo , seguiremos comunicando y haciendo que el mundo quepa en la mano, que la Amistad no sea apenas una palabra.

Hasta siempre amigo "Porteño"

Pepita
Publicada por ETERNITY em 11:12

terça-feira, 9 de março de 2010

O autor deste Blogue

Apenas uma flor



Bar Plaza

Se há um sítio em Ponteareas onde se pode compreender qual a massa humana de que se compõem esta pequena vila é o Bar La Plaza, aí nas mais variadas horas do dia vai passando personagens que por certo dariam uma história.
Trabalhadores apresados pela manha, emigrantes que todos os anos deixam os locais onde trabalham no duro para depois num só mês viverem um sonho de prosperidade, que não passa senão de uma imagem para quem os revê furtivamente, casais a quem a paixão que os fez caminhar ate ao altar já morreu há muito, deixando apenas uma preguiçosa forma de estar na vida, onde nem muitas vezes um sorriso de cumplicidade e amigo se lembra de aflorar aos seu rostos sem alma.

Eu todos os dia ali me detenho frente a um jornal em que me põe ao dia sobre as noticias do dia e da região, direi que estou adicta àquele cortado, o melhor de Galiza como diz a minha amiga Sol e um pão com manteiga que me ajuda a descomprimir e a iniciar o dia com mais força.
Ali o Sr Eduardo, profissional da arte e simpatia q. b. me faz sentir que sou bem-vinda e me deixa com um “que aprobeche” amável, deixando que por fim me embrenhe nas noticias.

Procuro sempre sitio numa mesa de canto, onde possa dominar ambiente para que possa observar com atenção quem me rodeia,

Pais com crianças ruidosas, que quebram o silencio e a paz do recinto, mas que no fundo são a alma dos pais e da sociedade que eu quero integrar, ao meu lado um senhor lê em voz alta o jornal num tom monocórdico imperceptível, mas irritante.

Mas de todos os personagens que integram esta cena diária, há uma que me desperta a curiosidade pela sua forma de agir.
Aí pelas 11:30 da manha entra uma senhora que se podia dizia, completamente autómato, trás na mão uma carteira e veste uma bata azul de flores que diria tirada de um baú onde os” recuerdos” insistem a não desaparecer.
O seu rosto não denota qualquer sentimento.não há sorriso e os seus olhos olham vagos para o infinito.

Mas o que me faz reparar nela tentar perscrutar no seu rosto um laivo de sensibilidade? Todos os dias esta personagem trás nas mãos 2 flores, viçosas, como que tentando dar á sua alma um pouco de alegria e dizer lhe que esta viva.
Quem lhe dará a s flores, será que por ausência de quem a ame ela tenta diariamente que essas flores lhe dêem a alegria que os seus olhos recusam ter? Será que elas são o seu apego á vida? Será que ingenuamente ela sente que a mão invisível que as colheu é a mão que nos seus sonhos a acariciam e sussurram que merece a pena viver, ver o sol e entrar no bulício do café, pois assim sentirá que existe e que a voz simpática do Sr. Eduardo a traz a um mundo que por certo lhe é hostil, mas que lhe faz sentir que esta viva e que por essas flores que lhe embelezam as mãos merece a pena erguer o corpo, incorporar a alma e se bem que os seus olhos não tenham brilho e o rosto um sorriso vale apenas estar ali, pelo menos eu dei por ela eu dou-lhe o sorriso igual á beleza das flores que insistem em trazer para o jardim da sua vida

Olhos Azuis



Nao sei que se passa a minha dona, outrora tristonha, mesmo que os seus lindos olhos azuis tenham mais brilho, por certo não é apenas dos seus óculos novos.

A sua vida encheu-se de objectivos que se vao cumprindo, eu de longe vejo como sorri quando o seu mundo se enche de crianças,os seus netos.
Daquelas maus que freneticamente procuram no baú , que por acaso ate eu gosto de ver aberto, aparecem pequenos objectos mágicos.

O sorriso da Catarina Carolina e Diogo transforma a nossa casa num sitio onde eu (do meu canto)sinto que ha calor e muito Amor.

Minha dona, ja nao esta triste , entre vestidos de fadas , bolas e bonecos eu passeio num mundo novo.
Ha vida naquela casa, ja não estão tristes os lindos olhos azuis da minha dona.

Muitas mãos se estendem para me afagar, aminha ração melhorou, cada um da-me sempre mais um bocadinho..Por isso estou gordinho e bonito.

Gosto de a ver assim.....o Sol que ela tanto gosta, voltou a brilhar.!!!!

Memorias do passado



É á mesa de um um café, onde teimamos reunir-nos os que ainda mantemos a ilusão de que vamos mudar não o mundo, mas a pequena praça onde vivemos.
Aí debatemos como a tornaremos mais bonita, aí protestamos pela forma com que abusivamente a querem transformar, aí criamos a ilusão de que temos algum poder, e assim todos os sabados regressamos a penates com a sensação de termos feito alguma coisa para transformar não o mundo, mas a pequena praça onde teimamos continuar a viver

Num 8 de Dezembro-Antigo dia da Mae



Ontem, a minha dona parecia que andava sobre nuvens cheguei e quase que voava, eu que como gato entendo muito bem o sentimento da minha amiga comecei a analisar e muita coisa aflorou ao meu espírito, lembrei-me da frase do Principezinho (Saint Exupery)

"Os homens já não têm tempo para conhecer o que quer que seja.
Compram coisas feitas nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens deixaram de ter amigos....."

Nada é tão real agora aos meus olhos.
Como parece que vivemos toda a vida com raivas no nosso coração, quando os minutos são poucos para viver com os amigos, ao final a única riqueza que podemos ter que ninguém quer herdar.
E aqui estou eu, outra vez , tal como O Sininho do Peter Pan a comentar ...eu conheço-a bem , eu sei o que aquele coração sente , por isso:

A todos que fizeram que estes dias , tivesse Sol, que uma casa fosse um Lar(diria mais un Hogar, )que é a palavra espanhola que define o calor que pode existir numa casa , mesmo que esteja frio, ficam aqui esta mensagem.

Posso ser um gato pouco comunicativo, mas tenho uma missão nesta casa.....dizer e escrever aquilo que os meus olhos vêem e o meu coração sente.

Pelayo

A mi madre querida


A mi madre querida
Todo lo que ahora pudiera decir sobre ti jamas seria suficiente.
Te queria y te quiero tanto que no se puede expresar con palabras, solo sintiendolo.
Eres el regalo mas valioso que me ha dado la vida, un ser con un corazon puro y limpio, lleno de bondad.
Contigo mi mundo era ancho, lleno de color y ternura; con tu ausencia se ha reducido a un profundo agujero negro, pero sé que vendrás a rescatarme de él con tu poderosa luminosidad y alegria.
Ahora te imagino feliz como una niña inocente jugando en los campos del Señor, cogida de la mano de tu Jesus querido y mejor cuidada que nunca.
Doy gracias a Dios por haberme puesto en tu vida y permitirme disfrutar de cada momento contigo.
Se me quedan pequeñas las palabras, pero mi amor por ti es inmenso.
Ahora y siempre.
Nunca, nunca, podre expresar con detalle cada momento, cada sensacion, todo el sentimiento gozoso vivido a tu lado.
Me diste la vida fisicamente y la llenaste cada dia con tu ser. No hay mayor riqueza en el mundo. Como no hay consuelo para tu pérdida.
Sigo unida a ti por ese maravilloso cordón umbilical invisible a los ojos, el mismo que me llevará de nuevo con impaciencia a tu lado cuando sea la hora.
De mi corazón a tu corazón, que es el mismo. Dios te bendiga .
Tu hija que te adora