segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mais um ano

.



Desculpa Pelayo ter escrito no teu guia de memórias, és o meu companheiro, mas tambem me apeteceu escrever, não conheceste a minha Mae , era muito querida, gostava de Gatinhos como tu, tivemos um que se chamava Mozart ou nao gostasse o meu pai tanto de musica.

Mas agora deixo te a "pena" quero dizer as teclas ......

Pois é verdade a minha dona ontem esteve de aniversário, nunca sei por onde anda, por vezes parece que anda a fugir de si mesma...pois o seu coração está sempre em sobressalto e "pelo mundo em pedaços repartida"

Mas enfim desta vez fez o almoço em Pontareas , estava a nossa familia de gatos e veio a Gloria , Lena Carlos e Bruno a sua "familia de Tabuexa, e a sua cozinheira privativa e amiga Solbel, porque senao acabariam todos por comer Paté de Gato.ou Whiskas...
Tambem não é tanto assim, ela cozinha, mas só quando tem quorum suficiente.

Estava contente,as Gatinhas das Netas ligaram e mandaram uma foto linda, que eu entendi, que trazia algo mais que uma foto, trazia uma mensagem encoberta , porque ela ficou feliz, seus olhos sorriram.
Mas ela anda contente, as ferias tem sido bem ocupadas, 1º la foi Caminhando ate Santiago, faz lhe bem, fala consigo mesma, recarga energias, agradece os pequenos mimos que lhe vao tocando, e tem sempre um pensamento por todos que ela sabe que precisam de um pouco mais de força.

As Princesas voltaram a Tabuexa. Se vissem a alegria dela a transmitir tudo o amor que tem por aquele pedaço de terra que conserva com tanto carinho, foram a Santiago, ha sempre que agradecer o que se pede....!foram á Lanzada sitio triste para ela mas ao mesmo tempo mágico, faz parte da vida dela e não o quer deixar apagar.

Foi o milagre de voltar a viver, sendo mesmo triste pois perdeu quem amava.

Mas a hora dela ainda não tinha chegado, e ainda tem muito para transmitir ás suas netas.

Agora conta os dias para ter de novo as Pequeninas, para mais uns dias de surpresas e alegria.

Gosto de ve-la assim , por isso aqui hoje em nome de todos os meus companheiro Gatuxos que fazem parte da vida dela. quero deixar um miau muito especial, quero juntar a nossa voz a todas as pessoas amigas dela que nao a esqueceram neste dia.
Nao me surpreende ela é um Ser tranquilo e amavel, muita gente gosta dela, e só faz falta quem está....
Cá em nome do meu agregado aqui estamos

Marisol, Mikas, Pompom, Pipocas, Mamy, Mateo,Patxi e Pelayo

8 DE AGOSTO DE 1948





PARA TI MAE



Neste dia 62 anos depois querida Mae, vai uma mensagem de Amor para ti, de todos os principios que me deixaste, de todo o carinho que me deste, por pouco tempo, pois quiseste partir para um sitio, onde estarás por certo a escolher as pedrinhas do meu caminho e a sorrir quando me vez tentando ser como tu uma boa Mae e uma Boa Avó....

Como Mae, ja sabes que fiz tudo o que achei possivel, sempre deixei á frente de tudo o respeito pelos mais velhos o carinho e nunca perder as redeas de um Amor sem limites .

Como Filha, acompanhei o Papa toda a vida, limitada por muitas pressoes, mas fi-lo sempre sentir que o amava e tentei mitigar a tua falta.

Como Avó tu ves, temos umas meninas maravilhosa, que sabem quem tu és e o bonitos que eram os teus olhos e o teu sorriso.
Sabes bem como ainda hoje te queria ao pé de mim, ter as tuas mãos lindas(como me lembro das tuas mãos) afagando e o rosto.
Com me recordo dos teus conselhos e sei que sofreste quando perdeste um bocado de ti, vivi tudo isso Mamã, e cada vez mais acho que sempre foste uma grande Mulher.


Partiste tão cedo, querias descansar o teu coração eu sei, querias ter mais poder para donde estares dar rumo ao meu caminho, deixaste que eu caisse, para conhecer o prazer de me erguer e continuar a lutar mesmo que , o meu coraçaõ sangrasse.


Mas é o teu espirito que sempre sinto junto a mim, tento actuar como tu farias,amar sem odio,ser optimista e olhar para os que estao a meu lado , por certo sempre pior que eu.


Tu pedes por certo a Deus que me compense, e tornas os meus dias menos duros, dás me amizades, pessoas importantes na minha vida que me fazem sentir util e acarinhada.



Hoje em que se cumprem 62 anos do dia e que por certo foi muito feliz para ti...como dizia o Papa naquela canção" no jardim do vosso amor nasceu uma linda flor que nasceu de um Amor Perfeito"


Como conseguias fazer o milagre de transformar pedras em Rosas, Mamã?tinhas mão de mágica...


Sabes que eu digo que tambem tenho magia e as nossa Meninas dizem e que a nossa casa tem Magia.


Donde estas ajuda me Mae Querida, da me ideias e forças para transformar os dias das nossas princesas mais bonitos, a deixar atraz de mim um rastro de boas recordações,e principalmente forças para continuar, sem desmoralizar.
Eu sei que me deixaste com um tesouro, um optimismo e uma força de esperança do dia seguinte sempre melhor.

Mama neste dia vai aqui a minha homenagem, e se estivesses aqui receberias um ramo de flores por me teres posto neste caminho...pode ser dificil, mas tem compensações, tem solidão mas tenho os bons recuerdos , tenho os meus tesouros que protejo bem, eles são as pedras preciosas que fazem parte do meu legado.
Bens materias nao tenho,mas se poder ter deixado o mundo um pouco melhor, valeu a pena naquele dia ás 12 horas, sob a musica do Radio Graça ao som de uma marcha militar de Jonh Sousa, tu me teres posto neste mundo.
Nao deixes nunca de me fazeres sentir a tua força, sem ti nao seria o que sou.
Acredito que estas aqui ao pé de mim, quem sabe se esta noite me vens dar um beijo e afagar-me a cabeça.
Será a minha prenda de anos, sabes que espero sempre uma especial, que tarda em chegar..mas um dia será...tu ajudas Maezinha, atravez das tua Princesas.....e eu nao perco a esperança!!!

Um beijo


Pepita